terça-feira, 27 de março de 2012

Expansões Marítimas

No inicio dos tempos modernos "mundos" estavam prestes a serem descobertos através dos mares e causar mudanças dentro das sociedades. Com os pioneiros Portugal e Espanha que sairiam na frente com as grandes navegações.
No séc. XII durante as cruzadas houve combates persistentes pela conquista de terras. Passamos rapidamente pela formação do estado português com o Duque Bargonha (famoso pelas sua vitorias nas cruzadas), já no sec. XIV eles possuíam uma economia principal da agricultura e com o tempo começou a praticar da pesca proporcionando o crescimento das cidades.
Após algum tempo de ajustes Portugal se encontrava em boas condições para a expansão conquistando primeiro territórios próximos. Teve total apoio da igreja católica tendo assim uma característica Crista camuflando o interesse comercial e a igreja tendo vendo uma oportunidade de espalhar o catolicismo.
Ainda no Sec. XIV começaram a surgir novidades como o uso da pólvora, a bussola, o astrolábio e o navio a vela, permitindo longas expedições. Como primeira conquista teve o norte da África.
Estas jornadas tomaram grandes proporções acarretando em uma melhoria na geografia da época, tendo a necessidade de mapas e cartas mais exatas. Levaram suas navegações por vários novos locais chegando a África, Ásia e América.
  Assim com Portugal a igreja católica também apoiou monarcas espanhóis. A Espanha entregou a Cristóvão Colombo três caravelas para suas ideias de conquistas territoriais.
  A Igreja Católica, detentora de grande poder durante a Idade Média, fez com que seus fiéis tivessem seus pensamentos influenciados pelos seus dogmas. Entretanto o ser humano precisava ultrapassar pensamentos retrógrados e evoluir em todas as áreas de sua compreensão. Um dos passos mais importantes para tal fato,foi o começo da expansão marítima. O desenvolvimento de novas tecnologias, a expansão territorial e comercial, novas culturas e enriquecimento de pessoas que patrocinavam expedições, foram fatores benéficos ao surgimento de conceitos mais racionais sobre o mundo. A partir de então à o aparecimento de novos questionamentos, relativos ao novo modo de raciocínio do homem e da nova sociedade que nascia.

- Ana Clara (2), Karine (13), Thais (25), Raphael (23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário