terça-feira, 27 de março de 2012

Revolução Industrial

- Explique sucintamente o contexto histórico da Revolução Industrial
A Revolução industrial ocorrida na Inglaterra foi à grande responsável pela consolidação do sistema capitalista no qual vivemos hoje, embora tenha ocorrido de forma restrita somente na Inglaterra, a Revolução repercutiu em toda a economia mundial, superando enfim o antigo sistema que era o mercantilismo.
A Revolução Industrial teve inicio em meados do século XVIII na Inglaterra e consistiu em mudanças tecnológicas com um impacto muito profundo no processo produtivo das indústrias, afetando a vida social e econômica do mundo inteiro durante o século XIX. Com a descoberta da eletricidade, mudanças profundas afetaram os meios de produção humanos, pois se passou a usar máquina nas indústrias deixando assim o serviço braçal de lado, contratando pessoas somente para comandar as máquinas, afetando com isso a sobrevivência econômica e social de muitas famílias.
A Revolução Industrial quase põe fim à era Agrícola, pois muitos acostumados ao controle de seus próprios trabalhos, agora tinham que se submeter às regras e disciplinas das fábricas, além da concorrência com mulheres e crianças a mecanização ainda desqualificava a grande maioria dos trabalhadores, que com salários reduzidos se abrigavam em massa, vivendo em condições miseráveis. Muitos que trabalhavam na área rural, sem dinheiro para combater as indústrias rumaram para a cidade abandonando o campo, virando subordinados das grandes indústrias.
A industrialização trouxe consigo alguns benefícios também como a contribuição para o fim da escravidão, pois o mercado precisava de desenvolvimento e de gente para comprar, como os escravos não eram assalariados não contribuíam para esse desenvolvimento, trouxe também o desenvolvimento urbano, consolidando o capitalismo, aumentando de forma eficaz e rápida a produtividade do trabalho, originando com isso novos comportamentos sociais e novos modelos políticos, modificando a visão do mundo. 

- Como a Revolução Industrial influenciou no surgimento da Sociologia
Por conta da modificação nas relações sociais de produção, os intelectuais observaram que a culpa estava no sistema econômico (capitalismo) surgido com as indústrias e por isso começaram a pensar numa forma de acabar com o sistema econômico, substituindo-o por outro mais humanizado. Dessa forma, se propuseram a elaborar teorias que permitissem a transição de um sistema para outro, mas este novo sistema deveria ser organizado para o bem comum, e não apenas para o bem de uma pequena parte da sociedade. Foi aí que surgiram ideias de tornar os bens produzidos nas fábricas disponíveis a todos, inclusive àqueles que os produziam, dando início a uma série de especulações de caráter "científico" sobre uma nova forma de organizar e administrar a sociedade...

 - Larissa (15), Bruno (7), Letícia Noronha (17), Victor (26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário