terça-feira, 27 de março de 2012

Revolução Francesa

A Europa no século XVIII assistiu a uma série de mudanças no cenário político, econômico e social.
   A França era absolutista, hierarquizada e estratificada. Sua economia era mercantilista e havia relações de servidão. Essa situação leva ao descontentamento de população francesa, principalmente as mais baixas, que viviam na miséria e sofriam muitas injustiças sociais levando-os a tomarem o poder e acabar de vez com
a monarquia comandada pelo rei Luis XVI.
      O primeiro alvo dos revolucionários foi a queda da Bastilha (14/07/1789), já que a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.  O lema dos revolucionários era “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.
Durante a revolução francesa, grande parte da nobreza e a família real tentou fugir do país, porem foram capturados e guilhotinados e 1793. Os bens da Igreja foram confiscados, a Assembléia Constituinte cancela todos os direitos feudais 
e aprova um documento “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, garantindo direitos iguais a todos e mais participação do povo na política.
      Nesse contexto de crise e
mudanças, uma ciência se faz necessária para analisar e explicar essa nova realidade; surgi assim a Sociologia, ciência que tenta explicar os conflitos sócios, individuais e do homem no seu meio de convivência.
Seu campo de estudo é toda a organização da sociedade (aestática) e tudo o que acontece com seus membros (a dinâmica).

Flávia Rocha (11), Letícia Santos (16), Rayza (24), Joyce (12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário